Notícias
Por Stephen King

Por um futuro em que todas as pessoas possam transformar a sociedade

Desde que lançamos a Luminate, em outubro de 2018, o mundo mudou profundamente. Mais governos adotaram práticas autoritárias. A tecnologia tem sido usada para vigiar e oprimir a cidadania. A qualidade da informação se deteriorou, e as plataformas de mídia social alimentaram a polarização e rupturas no tecido social. A pandemia de Covid-19 colocou um fardo enorme em sistemas já frágeis, exacerbando muitos desses danos. 

Apesar disso, continuamos testemunhando histórias inspiradoras de pessoas e coletivos em todo o mundo que se mobilizam para monitorar e responsabilizar os poderosos, influenciar e transformar os espaços de poder, e criar um mundo melhor. 

Com base nisso, nos últimos nove meses, demos início a um processo de consultas com nossa equipe, assessores e aliados para definir o papel de Luminate neste novo mundo, com o objetivo de aumentar nosso impacto. O resultado é uma evolução da nossa estratégia a partir do trabalho que realizamos com nossos aliados até aqui, para tomar uma direção mais focada a longo prazo.

Muitas vezes, as pessoas mais poderosas e privilegiadas da sociedade agem para proteger e promover seus próprios interesses, mesmo que isso requeira reprimir ou limitar o desenvolvimento de outras pessoas. Assim, nosso objetivo permanece sendo o mesmo - ajudar a criar sociedades justas -, mas, no contexto da nossa nova estratégia, daremos  ainda mais ênfase em resolver a concentração de poder nas mãos de algumas poucas pessoas. Nossa missão é garantir que todos e todas, especialmente os grupos historicamente sub-representados, tenham a informação, os direitos e o poder necessários para influenciar as decisões que afetam nosso futuro. Com esse objetivo em mente, nos concentraremos em promover a participação plena de todas as pessoas nos âmbitos cívicos e políticos, as condições para que todos e todas possam monitorar e cobrar responsabilidade dos podersos de forma segura e efetiva, e também possam acessar informações verdadeiras e de alta qualidade. Nossa nova estratégia foca em duas áreas temáticas interconectadas:

  • Participação e Dissenso: quando jovens, mulheres, pessoas LGBTQI+ e pessoas negras são excluídas de participar plenamente na sociedade, suas vozes e perspectivas não são consideradas nas tomadas de decisão por governos e instituições. Vamos nos concentrar em remover e eliminar as barreiras sistêmicas que limitam a participação e o acesso ao poder por parte dessas comunidades. Além disso, continuaremos apoiando esforços para que jornalistas e ativistas possam exercer seu trabalho de maneira segura e, assim, ser o contrapeso para aqueles que detêm o poder.
  • Ecossistemas de Informação: para participar plenamente nos âmbitos cívicos e políticos, as pessoas precisam ter acesso a informações de qualidade. Ameaças aos meios de comunicação independentes e a jornalistas, juntamente com a disseminação de desinformaçao e conteúdos que promovem a polarização, deterioraram a qualidade da informação e do debate público. Trabalharemos com o objetivo de que a  informaçao seja mais independente, qualificada e reflita uma maior diversidade de experiências e de  pontos de vista. De forma adicional, promoveremos práticas e políticas para que as grandes empresas de tecnologia e as plataformas de redes sociais assumam sua responsabilidade pela disseminação e amplificação de informações falsas, e de conteúdos nocivos e de ódio.

Para avaliar nossa impacto, aprender e promover ajustes que se mostrem necessários no curso da implementação da nova estratégia, definimos quatro resultados específicos para os próximos cinco anos:

  1. Que os grupos historicamente sub-representados tenham mais voz e influência sobre as decisões que afetam nossas sociedades.
  2. Que as pessoas possam expressar de maneira segura e efetiva seus pontos de vista políticos, e que possam se organizar para garantir que os poderosos prestem contas de suas ações e decisões.
  3. Que as informações que influenciam os pontos de vista das pessoas sejam mais qualificadas, mais independentes, e mais representativas das experiências e perspectivas dos grupos historicamente sub-representados.
  4. Que o debate público seja melhor informado, e que seja menos polarizado e fragmentado.

Também tomamos a decisão de concentrar nosso trabalho em África, Ásia e América Latina, construindo a partir do impacto significativo que tivemos nestas regiões nos últimos anos. A equipe de África focará em Quênia, Nigéria e África do Sul; a equipe de Ásia, em Indonésia e Malásia; e a equipe de América Latina, em Argentina, Brasil, Colômbia e México. 

Uma nova equipe de Programas Globais liderará o trabalho  transregional. Isso incluirá prover apoio financeiro e executar iniciativas diretas, com foco em nossas duas áreas de trabalho, e de forma complementar ao trabalho de nossas equipes regionais. Também criamos a equipe de Iniciativas Estratégicas de Luminate (LSI, na sigla em inglês), que consolidará nosso trabalho global de combate às ameaças digitais à democracia. Essa equipe combinará esforços de financiamento, iniciativas diretas, campanhas e inicidência.

Compartilharemos mais detalhes sobre o trabalho dessas equipes nos próximos meses. 

Para alcançar uma maior concentração de nossos esforços,  tivemos de tomar algumas decisões difíceis, mas necessárias. Como eu havia compartilhado em agosto do ano passado, nos próximos dois anos, encerraremos nossas atividades nos Estados Unidos  e na Europa. Além disso, concluiremos grande parte do nosso trabalho na área de transparência fiscal. Somos imensamente orgulhosos e orgulhosas dos consideráveis progressos e resultados alcançados por nossos aliados nesses programas ao longo dos anos. Essas decisões nos permitirão nos concentrar nas questões e lugares onde acreditamos que nosso trabalho pode ser mais valioso no futuro.

Nossa nova estratégia inicia uma fase importante para a Luminate, e nos animam muitíssimo as oportunidades de impacto que ela apresenta. Agradeço profundamente a toda a nossa equipe, aliados e assessores. Suas ideias, respostas, recomendações, apoio e paciência nos permitiram chegar até aqui. O trabalho árduo de traduzir estratégia em realidade começa agora.