Notícias

3 milhões de dólares serão investidos na América Latina para expandir o espaço cívico

Estão abertas as inscrições para apoios a campanhas e mobilizações da sociedade civil organizada

  • A crise sanitária do COVID-19 aprofundou a crise econômica e social no Brasil, incluindo questões de direitos humanos como as vinculadas a gênero, tecnologia e democracia.

  • O Luminate, a Open Society Foundations e a Fundação Avina lançam hoje a Pulsante - uma iniciativa para apoiar organizações e movimentos sociais na América Latina que lidam com esses temas.

  • A Pulsante busca fortalecer e expandir a democracia, impulsionando uma cidadania ativa que possa influenciar as relações de poder, incluindo vozes tradicionalmente excluídas e contribuindo para melhorar a qualidade das democracias latinoamericanas.

São Paulo, 12 de agosto de 2020. O Brasil é o país latinoamericano com maior número de infecções por COVID-19 e o estado de emergência da pandemia se soma ao cenário brasileiro como um catalisador dos problemas nacionais, acentuando e trazendo maior visibilidade à desigualdade social e à crise político-institucional.

Visando soluções que estimulem uma participação social mais diversificada e inclusiva, a iniciativa Pulsante busca fortalecer e expandir a democracia no país e na América Latina, consolidando uma cidadania ativa que possa influenciar as relações de poder, incluindo vozes tradicionalmente excluídas e, consequentemente, contribuindo para melhorar a qualidade de nossas sociedades. 

A partir da colaboração entre o Luminate, a Fundação Avina e a Open Society Foundations, a Pulsante investirá 3 milhões de dólares, de 2020 a 2023, no aprimoramento da capacidade institucional de movimentos e organizações sociais e na promoção do diálogo regional sobre democracia com o objetivo de promover o empoderamento dos cidadãos e a expansão do espaço cívico, esta iniciativa será coordenada pela Fundación Avina Neste primeiro momento, um Fundo de Resposta Rápida será destinado ao apoio de campanhas e mobilizações, para facilitar a resposta a emergências sociais vinculadas aos direitos humanos. No segundo e terceiro momentos, a verba apoiará diretamente organizações e movimentos.

A partir de hoje, estão abertas no site as inscrições para candidatar-se ao Fundo de Resposta Rápida, que proporcionará suportes entre 10 e 15 mil dólares aos selecionados. Além disso, as campanhas e mobilizações podem solicitar apoios técnicos em áreas como comunicação e jurídica. O benefício aos selecionados terá duração de 3 a 6 meses e mensalmente serão analisadas novas inscrições. A prioridade do fundo é promover ações coletivas com capacidade de expandir a democracia, promovendo o desenvolvimento de percepções e práticas que reduzam a distância entre governos e sociedade civil.

“Aspas do Rafael descrevendo o objetivo do Fundo de Resposta Rápida - sugestão… não entrar na polarização sobre democracia-nao-democracia, dar mais ênfase à inclusão e como ela conversa com o propósito do Luminate”, explica Felipe Estefan, diretor do Luminate.

Para conhecer mais detalhes sobre o Fundo de Resposta Rápida e futuras ações da Pulsante, acesse o site ou siga a iniciativa nas redes sociais, dedicadas à melhoria das democracias na América Latina.